EIXOS TEMÁTICOS

EIXO 01
educação e diversidade
étnico-racial e cultural

Denise Botelho (UFRPE)/
Auxiliadora da Silva (UFPE)/
Fabiana da Silva - UFRPE

EMENTA: 

Diversidade Cultural, Políticas Curriculares e Poder. Processos educativos e práticas pedagógicas produtoras e reprodutores de desigualdades e identidades sociais. Complexidade, diversidade cultural e educação. Redes de comunicação globais e novas formas de produção de cidadanias interculturais. Linguagem, discurso, poder, representação, identidades e suas implicações na produção de dispositivos educacionais de controle e subalternização de sujeitos. Políticas Curriculares e de subjetivação em processos educativos da educação indígena/ do campo/ inclusiva, de geração, gênero, sexualidade e étnico racial/ formação de educadores (as) e práticas educativas contra-hegemônicas. 

EIXO 02
educação
socioambiental

Mônica Folena (UFRPE)/
Solange Coutinho (Fundaj)/
Múcio Banja (UPE)

EMENTA: 

Educação socioambiental formal e não formal. Educação socioambiental como instrumento de sustentabilidade. Educação e políticas públicas de Educação Ambiental. Práticas pedagógicas com Educação Socioambiental na Educação Básica e na Educação Superior. Educação socioambiental, formação de identidade e cidadania. Formação de educadores socioambientais. 

EIXO 03
processos de
ensino-aprendizagem
e avaliação

Lucinalva Ataíde (UFPE)/
Patrícia dos Santos (FAFIRE)

EMENTA: 

Teorias e práticas de ensino, aprendizagem e avaliação em diferentes áreas do conhecimento, níveis e modalidades da Educação Básica. 

EIXO 04
formação
docente

Fátima Gomes (UPE)/
Fernanda Leite (IFPE)/
Mônica Gaspar (UPE)

EMENTA: 

Formação de professores e a prática pedagógica em diferentes espaços educacionais e níveis e modalidades de ensino, na perspectiva da cultura, da profissionalização e dos saberes docentes, do currículo, e das representações sociais. 

EIXO 05
trabalho, educação profissional e tecnologia

Ramon de Oliveira (UFPE)/
Sônia Regina Fortes da Silva (UPE)

EMENTA: 

Estudos das relações entre o mundo trabalho e a educação, considerando o trabalho em sua dimensão histórica. A Educação profissional e tecnológica na relação com as demandas dos arranjos sociais, econômicos e culturais em contextos de influências globais e locais. Formação dos profissionais para atuar crítica e autonomamente no enfrentamento da desigualdade social e diferentes formas de exclusão do trabalho precário, da destruição do meio ambiente e da falta de qualidade de vida da população.

EIXO 06
gênero, sexualidade e educação

José Paulino Peixoto (FAFIRE)/
Maria do Carmo Santos (UFPE)/
Marcelo Miranda (UFPE)

EMENTA: 

A escola e o seu papel na produção das subjetividades/identidades de gênero e sexual; a escola como lugar de opressão e sujeição de mulheres e jovens LGBT; as políticas de formação de professores para o trato das categorias de diversidade sexual e de gênero; o acesso e permanência de LGBTs na escola; currículo escolar como dispositivo de produção das categoriais de gênero e sexualidade.

EIXO 07
educação de crianças de 0 a 6 anos

Conceição Gislane (UFPE)/
Patrícia Simões (Fundaj)

EMENTA: 

Concepções de Infância. História social da infância e Educação Infantil. Infância diversidade e desigualdade. Infância, linguagens e ludicidades. Formação de Profissionais da Educação infantil. Ação pedagógica com os bebês. Infâncias, Cultura, Mídia e Tecnologias, Currículo na Educação Infantil. Práticas Escolares e Infâncias. Políticas Educacionais para a Infância.

EIXO 08
políticas e gestão educacional

Ana de Fátima Abranches (Fundaj)/
Henrique Guimarães (Fundaj)/
Luciana Marques (UFPE).

EMENTA: 

Estado e educação; ações e programas governamentais nos setores educacionais empreendidos por distintas esferas político-administrativas (federal estadual e municipal); financiamento educacional; avaliação da educação; gestão da educação e da escola.

EIXO 09
movimentos sociais, educação no e do campo

Janssen Felipe Silva (UFPE)/
Waldênia Leão (UPE)

EMENTA: 

Políticas Públicas para a Educação do Campo; Relações entre o Estado, movimentos sociais populares do campo e a educação na sociedade atual; Protagonismo dos movimentos sociais nas experiências de Educação do Campo. Instituição de novos direitos, novos paradigmas de campo e educação do campo; Educação do Campo, territorialidade, desenvolvimento sustentável e agroecologia; Formação e trabalho docente nas escolas do campo; A educação básica do e no campo; Políticas de educação superior no campo; Educação e juventude no campo; Planejamento e gestão democrática na Educação do Campo; Organização pedagógica das escolas do campo. Pedagogia da Alternância.

EIXO 10
educação e suas tecnologias

Taciana Pontual (UFRPE)/
Odaléa Feitosa Vidal (UPE)

EMENTA: 

Experiências, reflexões e desafios relacionados à integração de tecnologias da informação e comunicação, de software e hardware, nos processos de educação, em três sub-eixos. O primeiro abarca o uso de ferramentas tecnológicas como apoio em situações de ensino e aprendizagem, tais como (mas não restritas a): software de edição de textos e apresentações; mídias audiovisuais no contexto de fotografia, cinema e rádio; ferramentas para pesquisa de informações na Internet; plataformas para produção de blogs, vídeos, podcasts e wikis; ferramentas de edição de imagens; kits de robótica; jogos digitais; ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da educação a distância; lousas digitais; aplicativos para celular; entre outras. O segundo sub-eixo refere-se ao desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica enquanto competência necessária à formação do cidadão do século XXI, incluindo o uso de conceitos de programação de computadores para resolução de problemas interdisciplinares. O terceiro sub-eixo contempla a formação de professores à luz das competências necessárias para trabalhar nos novos contextos caracterizados pelos dois primeiros sub-eixos, incluindo reflexões relativas ao papel dos licenciados em computação.

EIXO 11
ensino de sociologia e educação

Anderson Vicente Silva (UPE)/
Fabiana Lima (UPE)/
Allan Rodrigo Arantes Monteiro (Fundaj)

EMENTA: 

As transformações políticas e culturais na educação brasileira ao longo das décadas vêm possibilitando repensar as diferentes maneiras de organizar o currículo das escolas. Neste contexto, a Sociologia se tornou um componente curricular importante, não apenas na formação de consciências críticas, mas como um delimitador de um campo político significativo na educação brasileira a partir de sua obrigatoriedade no Ensino Médio. Portanto, este ambiente de socialização do conhecimento no campo do Ensino da Sociologia deve estimular as discussões sobre o processo de transposição didática das teorias e das práticas sociais nos campos da Antropologia, Sociologia e Política, a partir de reflexões, estudos de caso, pesquisas e/ou relatos de experiências sobre as diversas estratégias utilizadas por professores de Sociologia e estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais na prática escolar cotidiana. É importante sinalizar também que os trabalhos abrangendo as contribuições do ensino da Sociologia para repensar as posições políticas no campo da educação brasileira serão acolhidos neste espaço.

EIXO 12
educação contextualizada para a convivência com o semiárido

Edilene Pinto (Fundaj)/
Edmerson Reis (RESAB) /
Luzineide Dourado (UNEB).

EMENTA: 

Objetiva reunir pesquisas e estudos em Educação Contextualizada, destacando as observações e relatos de experiências de práticas educativas contextualizadas nas escolas do Semiárido; A formação, saberes e trabalhos docentes; Construção e espaços de Políticas Públicas de Educação Contextualizada; Seleção e produção de conteúdos e materiais didáticos e paradidáticos fundamentados em processos pedagógicos e metodológicos na contextualização e convivência com os territórios semiáridos.

EIXO 13
ciências da natureza e educação

Marcos Lucena (Fundaj)/
Carmem Farias (UFRPE)/
Marcos Barros (UFPE)

EMENTA: 

Pesquisas que tematizam assuntos relevantes na área da educação em ciências, tais como: Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos em diferentes níveis e modalidades de ensino; Formação de professores de ciências, bem como seus programas e políticas, desenvolvimento profissional, práticas e saberes docentes; Educação científica em espaços não formais, relações entre comunicação e educação científica, museus e centros de ciências; Metodologias de ensino, recursos, mídias e tecnologias para a educação em ciências; Metodologias Ativas e Inovadoras nas Ciências da Natureza; Arte e educação em ciências; Relações entre educação em ciências e temas transversais, tais como ambiente, sustentabilidade, ética e saúde; Alfabetização científica, abordagens CTS e CTSA; Discussões sobre Natureza da Ciência e História da Ciência na educação em ciências; Educação em ciências na escola, currículo, avaliação, disciplinas e culturas locais; Relações entre educação em ciências e temas como inclusão, gênero, raça, etnia, religião, classe; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais; Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em Educação em Ciências.

EIXO 14
educação matemática

Liliane Carvalho (UFPE)/
Carlos Eduardo (UFPE)

EMENTA: 

Reflexões e análises dos fundamentos históricos, filosóficos e científicos da Educação Matemática; discussão de estudos e pesquisas relacionadas aos aspectos do ensino e da aprendizagem de Matemática em diferentes contextos ou práticas sociais.

EIXO 15
políticas de educação superior

Alfredo Macedo Gomes (UFPE)/
Ana Lúcia Borba de Arruda (UFPE)/
Karl Schurster (UPE).

EMENTA: 

Discussão sobre as políticas e gestão da Educação Superior: políticas de expansão, interiorização e democratização do acesso, permanência e conclusão na educação superior; políticas de ações afirmativas na educação superior; políticas e programas de avaliação da educação superior; relação universidade pública-sociedade; relação público-privado; integração e internacionalização da educação superior.

EIXO 16
currículo

Doriele Andrade-Duvernoy (UPE)/
Edilene Rocha Guimarães (IFPE)/
Gilvaneide Oliveira (UFRPE).

EMENTA: 

Políticas curriculares; Base Nacional Comum Curricular e outros currículos possíveis; Currículo e Tecnologias; Currículo e Didática; Currículo e formação de professores para a educação básica; Diretrizes Curriculares; Omissões e silenciamentos nas políticas curriculares; Currículo, Sujeitos e Identidades; Micropolíticas e reconfiguração curricular; Implementação e gestão curricular. Abordagem por Competências e habilidades; Currículo e Avaliações interna e externa; Narrativas curriculares. Discursos e práticas curriculares. Currículo e Plano Nacional do Livro Didático; Currículos e processos de subjetivação; Currículo, Resistências e Movimentos contra- hegemônicos; Currículo, conhecimento, cultura e poder.  Diversidade e diferença no currículo. 

EIXO 17
práticas educativas de extensão universitária e rural

José Nunes da Silva (UFRPE)/
Virginia Almeida Aguiar (UFRPE)/
Maria da Conceição dos Reis (UFPE)

EMENTA: 

Aprendizados teóricos e metodológicos no campo da “nova” Extensão (Universitária e Rural), que se funda na valorização de diferentes saberes, considerando os processos educativos vivenciados nestas práticas como resultantes de trocas, nos quais os sujeitos interagem na construção de um conhecimento novo, socialmente referenciado. Práticas educativas em Extensão e seu interrelacionamento com o ensino e a pesquisa. Saber acadêmico e saber popular; reflexões sobre a importância do papel social da Universidade e sua interação entre iniciativas de extensão popular; sobre a ação curricular de extensão nos cursos de graduação que possibilitam a relação entre a Universidade e a Sociedade.
 

EIXO 18
arte/educação

Ana Paula Abrahamian de Souza (UFRPE)/
Fabiana Souto Lima Vidal (UFPE)
 

EMENTA: 

O grupo de trabalho tem por objetivo, reunir pesquisas, estudos e relatos de práticas e experiências que promovam reflexões sobre questões do campo da Arte/Educação, considerando as investigações que contemplam as especificidades das linguagens artísticas – Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Tem interesse nos processos de ensino/aprendizagem no âmbito da educação formal e não formal; nas questões relacionadas à formação de professores (as) no campo da arte e da arte na Pedagogia, nos processos de mediação, nas dimensões artística, estética e cultural dos sujeitos envolvidos (as).

EIXO 19
aprendizagens e políticas de inclusão educacional

Maria do Rosário de Fátima Brandão de Amorim (UFRPE)/
Fabiana Wanderley (UFRPE)

EMENTA: 

Abordagem das necessidades educacionais que exigem adaptações pedagógicas na escola. Possibilidades de diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos profissionais. Atuação dos professores no enfrentamento às dificuldades de aprendizagem e ao fracasso escolar. Tecnologias Assistivas no processo de inclusão. Políticas de inclusão educacional.

EIXO 20
direitos humanos e educação

Ângela Monteiro (UFPE)/
Humberto da Silva Miranda (UFRPE)/
Hugo Monteiro (UFRPE).

EMENTA: 

Desafios e possibilidades objetiva reunir pesquisas no campo dos direitos humanos, contemplando as diferentes áreas do conhecimento. A partir desta perspectiva, pretende-se proporcionar a reflexão sobre as experiências vividas em defesa da dignidade humana, assim como refletir sobre as diferentes formas de violação dos direitos fundamentais. Desse modo, pesquisas com ou sobre crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e outros grupos identitários deverão fazer parte deste espaço de discussão. 

EIXO 21
humanidades e educação

Lucas Vitor Silva (UFRPE)/
Jorge José Araújo da Silva (UFPE)

EMENTA: 

O ensino de História, Geografia e Filosofia na contemporaneidade. Fundamentos teóricos do ensino das ciências humanas na educação básica. Metodologias de ensino de História, Geografia e Filosofia na educação básica. Currículo e a perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino das ciências humanas. Currículo e a abordagem de gênero no ensino das ciências humanas. A relação sociedade natureza e, o letramento cartográfico como estruturador da leitura da paisagem e suporte social. Formação de professores e ensino das ciências humanas no contexto da reforma do Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular.

Parceiros

Realização